sexta-feira, 10 de junho de 2011

Posso levar meu cão no avião?

Como transportar animais de estimação em aviões

Já para quem vai viajar de avião, a utilização da caixa para transporte é obrigatória e o valor do transporta do bicho de estimação é cobrado de acordo com o peso do animal. Ainda no caso de transportar cães e gatos em avião, animais com menos de 10 kg podem viajar com os donos no avião, mas mesmo assim isto não é recomendado dado devido ao incômodo que o animal pode proporcionar aos outros passageiros, como latido ou miado, vômito ou excreção de fezes e/ou urina durante o vôo.
Uma última dica para quem vai transportar animais de estimação seja de carro, ônibus ou avião, é não dar comida perto da hora da viagem, pois o bicho pode enjoar.

A TAM diz que em voos nacionais, cães e gatos podem viajar com você na cabine de passageiros, desde que não excedam 10 quilos (animal + kennel). Eles devem ser transportados em um kennel (que pode ser adquirido em lojas de animais ou pet shops) de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias, à prova de vazamento, podendo ser flexível e emborrachado, que respeite as seguintes medidas: 36cm de comprimento x 33cm de largura x 25cm de altura e tenha espaço suficiente para que o animal consiga dar uma volta completa em torno de si.

E não se esqueça: é preciso consultar a central de atendimento TAM (4002-5700 para capitais e 0800 570 5700 para outras cidades) e fazer uma reserva até 24 horas antes do embarque e comparecer ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência.

Exigem alguns documentos no transporte dos seus animais com mais de três meses de idade, como um certificado de vacinação antirrábica, que deve ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque. Filhotes com menos de três meses, sem a primeira vacina, devem ter autorização do veterinário. É necessário pagar uma taxa para o transporte, que varia de acordo com o destino (consulte nosa Central de Atendimento para os valores).

Nos voos internacionais você também pode levar seu animal de estimação de até 10 quilos na cabine de passageiros da classe executiva e da classe econômica (eles não são permitidos na primeira classe*), acomodados em um kennel.

Tanto nos voos domésticos como internacionais, os animais com peso acima de 10 quilos devem ser transportados no porão de cargas da aeronave, também dentro de um kennel*. Pode ficar tranqüilo, porque o porão de cargas é pressurizado e totalmente seguro!

Nos voos internacionais, pedimos que o cliente compareça com pelo menos três horas de antecedência ao aeroporto. E não se esqueça dos documentos dos seus animais, como certificado de vacinação anti-rábica, atestado de saúde e um certificado Zoo Sanitário Internacional (CZI).

Para obter um CZI você precisa enviar uma amostra de sangue para um laboratório credenciado pela União Europeia, 90 dias antes do embarque do animal. Quer saber como adquirir o CZI em São Paulo? Ligue para (0xx11) 6445-2800.



Viaje com a TAM e não deixe seu melhor amigo em casa. Leve-o com você de forma segura!

*Os cães-guias podem embarcar na cabine de passageiros independentemente do peso, inclusive na primeira classe, e não precisam ficar dentro de um kennel. Eles também não pagam taxa.

Um comentário:

  1. retificando sim a possibilidade de voce voar com seu animal de estimação em uma cabine, desde que voce reserve em uma empresa internacional, pois as leis americanas dizem que se voce possuir um documento que comprove que nao consegue ficar longe de seu animal de estimação eles lhe permitem que o levem com voces independente do peso. No caso de cachorros o documento se chama dependente dog e voce tem que solicitar de um psiquiatra.
    estudem as informações nas cia americanas.

    ResponderExcluir